Open site navigation

Kelly Key and Family

Kelly Key and Family

Thear Vestuário estreia no SPFW com Coleção Jardins de Poteiro


São Paulo, 03 de junho de 2022 - Em sua primeira participação no SPFW, maior edição de semana de moda que acontece no Brasil, a marca Thear Vestuário, assinada pelo Empreendedor e Diretor Criativo Theo Alexandre, desfilou sua Coleção Jardins de Poteiro. Inspirada na obra do artista Antônio Batista de Souza, conhecido como Antônio Poteiro, o Fashion film, apresentado no evento de forma digital, foi gravado no Instituto Antônio Poteiro, fundado por sua família com intenção de preservar e integrar as obras e que conta com um grande acervo das obras do artista e de seu filho, Américo Poteiro, que assim como o pai, seguiu o caminho das artes.



"A nossa marca traz em todas as coleções a regionalidade goiana. Poteiro era português, mas criou raízes e encontrou inspiração em terras goianas e, com suas obras inconfundíveis, levou a cultura brasileira para o mundo. E, para essa coleção, estudamos e analisamos sua vida e obras, selecionamos uma cartela de cores que transita entre os tons terrosos do barro e da cerâmica e as cores vibrantes das pinturas, e nos inspiramos nas texturas de suas obras para criar detalhes em design de superfície. As cores e formas nos convidam a entrar no Jardim de Poteiro, passeando pelas flores do Cerrado. A coleção se inspira na coragem de se reconectar com nosso verdadeiro ser, acolhendo nossas diferenças e peculiaridades, no orgulho da singularidade do universo pessoal", conta Theo Alexandre, designer de moda goiano, criador e criativo da Thear.



Com estilo coerente e harmonizador de cores, formas, contrastes e texturas, Poteiro foi um brilhante escultor, pintor e ceramista, e essa é a base da nova coleção Jardins de Poteiro da Thear, que traz por trás das peças a moda responsável e seus impactos, tendo como uma das principais características do seu trabalho autoral o design de superfície e o artesanal, que coaduna com o trabalho de Antônio Poteiro, expressando através da moda a liberdade do ser e viver.



"A pesquisa do uso de tecnologias que reduzem o impacto é uma escolha ativa da marca, que busca o equilíbrio do criar com responsabilidade e respeito ao meio ambiente. Nesta coleção, contamos com a parceria da DuMeio Sustentável, especialista na pesquisa e desenvolvimento do DuBac, biotecido (tecnologia viva e de baixo impacto) feito de fibras têxteis desenvolvidas a partir de materiais biológicos. Também somamos a isso, os acessórios da designer Karine Brasil, experiente na criação de peças em cerâmica, arte criada a partir do barro, que dão continuidade à inspiração nas obras de Antônio Poteiro e no conceito sagrado da existência e do ciclo da vida", destaca Theo Alexandre.


A poesia da coleção está nos singelos detalhes que propõem um novo olhar ao artesanal com sofisticação. Bordados Cornely, crochê, tear, camadas e transparência são alguns dos elementos que exploram os limites entre imagem e realidade, olhando por outra perspectiva itens tradicionais na moda. Já a silhueta traz o movimento do conforto ao vestir, explorando formas simples que remetem às sensações de estar à vontade e em sagrada liberdade. Em oposição, detalhes como a releitura do harness, acessório de sobreposição, trazem ajustes nas silhuetas e nuances que fazem referência ao profano. Além disso, uma estampa exclusiva em parceria com a artista visual Manuela Lima, criadora da Pipa.art, trará a inspiração nas cores e flores das obras de Antônio Poteiro.


Para Theo Alexandre, Jardim de Poteiro é uma coleção de demonstração, formal e poética, do caminho que se encontra aberto a todos, e busca relembrar a beleza do viver, exaltar a liberdade de ser e celebrar os encontros ao longo do processo.


O desfile da Thear Vestuário terá patrocínio da Capricórnio Têxtil, Conexão Têxtil, Sou de Algodão/AGOPA; e Apoio da Ponto Rústico, Instituto Antônio Poteiro, Dumeio, Denim Life Goiás, Lavanderia John Cler, Nova Cor estamparia.



ALL RIGHTS RESERVED

© 2022 by HOOKS MAGAZINE INTERNATIONAL LTDA.  Revista Hooks