top of page

Valor Latino: Misci exalta cultura e produção latinas na América Latina

Misci: Valorizando a Cultura Latina na Coleção 'Valor Latino’


Créditos: Zé Takahashi


Consolidando sua presença global sem perder a essência brasileira, a marca de Airon Martin reinventa as referências latinas em seu design refinado, apresentando uma coleção que é um manifesto estético.


"Meu cliente não é apenas aquele que consome meus produtos, mas também aquele que consome minha ideia, a ideia do Brasil", declara Airon Martin, diretor criativo e fundador da Misci.

A marca coloca o processo de design em seu cerne, buscando a harmonia fluida e complexa entre forma, função, estética e possibilidades de matéria-prima, enquanto materializa a união de elementos culturais e sociais do contexto latino-americano. Dessa forma, a marca busca não apenas causar impactos estruturais em seu segmento, mas também afirmar perspectivas na sociedade.

A ideia de Brasil de Airon está intrinsecamente ligada à força da cultura e economia criativa como impulsionadoras do reconhecimento e do potencial do país. Essa ideia é amplificada na coleção atual, intitulada "Valor Latino". Indo além das fronteiras do Brasil, o criador propõe uma valorização da América Latina. No entanto, não se trata de uma abordagem utópica ou romantizada. Pelo contrário, é uma provocação, uma crítica e um chamado urgente contra visões que subestimam essa região do mundo e reforçam sua exploração pelos países centrais.


A coleção e seu desfile têm como ponto de partida a representação do latino-americano como o "corno", simbolizando a falta de valor atribuído aos países da América Latina. Esse personagem não reconhece a riqueza da cultura e da identidade de sua região, permitindo que ela seja subjugada. Assim, na visão da Misci, esse cidadão é traído por não valorizar o que possui, e essa perspectiva é representada na coleção por meio de elementos em forma de chifre.


A estamparia e as texturas, recursos sempre relevantes nas coleções da marca, contam a história dos diferentes capítulos de "Valor Latino" e as provocações que eles trazem. Um exemplo marcante é um tecido de jacquard que reproduz o efeito de uma raspadinha, fazendo alusão à sorte que nem todos têm - uma crítica à equivocada noção de meritocracia, que coloca o esforço e a dedicação como os únicos caminhos para o sucesso, algo insuficiente em uma América Latina marcada pela desigualdade. Elementos típicos do continente, como a maxipipoca que remete ao milho presente não apenas no Brasil, mas também nos Andes, ganham novas dimensões nas estampas. As estampas também se misturam com texturas de jacquard, formando um significado único. Por exemplo, o jacquard de uma única cor desenha as áreas desmatadas no Brasil. Essa peça, que já fazia parte da coleção Mátria Brasil, recebe agora uma impressão que retrata o reflorestamento, mostrando a redenção da latinidade como uma forma de reparação do que foi explor.


FICHA TÉCNICA

Direção Criativa: Airon Martin

Styling: Thiago Biagi

Beleza (Maquiagem): Rodrigo Costa

Beleza (Cabelo): Carlos Cezário

Direção de Desfile: Augusto Mariotti

Produção Executiva: Estúdio Pastel

Trilha Sonora: DJ Ubunto

Patrocinadores: Heineken, Shopping Cidade Jardim

Apoio: In Mode, Innovativ Tecidos, Italytex, São Paulo Fashion Week, RC Beauty e Tangle Teezer

 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page