Open site navigation

Kelly Key and Family

Kelly Key and Family

Vintage ou retrô? Você sabe a diferença?

É muito provável que você tenha em seu guarda-roupa alguma relíquia que pertenceu a gerações da sua família, pode ser uma joia ou até uma peça de roupa. Mas e aí? Você sabe me dizer se essas peças são vintage ou retrô? Muitas vezes tidas como sinônimos, as duas palavras têm sim, diferenças de significado e eu vou explicar aqui para vocês!


Voltando a pergunta acima, podemos dizer que essas relíquias de família e que geralmente tem um grande valor afetivo, são consideradas peças VINTAGES, já que o termo é usado para se referir, não só no mundo da moda, à peças que já tem mais de 20 anos de existência. Bem brechó sabe? Aquele casaco ou bolsa de grife que era da sua avó é uma peça vintage, (que se eu fosse você já colocava em uso novamente, hehehe). Dando mais um exemplo aqui, temos a família real britânica, com joias que são passadas de geração em geração, e mais famoso que muita coroa, temos o anel de noivado dado por Charles a Diana em 1981, na ocasião de seu noivado. Com o divórcio dos dois, a peça voltou para a coleção real até que William repetiu o gesto do pai e pediu Kate em casamento.


Já o RETRÔ, são peças novas que imitam um estilo antigo, ou seja, que trazem referências de algo do passado, mas que tiveram uma releitura ou foram repaginadas para os dias atuais.

Para definir melhor o retrô para vocês, vou citar alguns exemplos abaixo.

Na verdade, basta observar algumas tendências que têm feito muito sucesso hoje em dia, como a pochete, esse acessório que era febre na década de 90 e que há uns dois anos voltou com tudo.

Podemos falar dos jeans da vez também, como por exemplo a MOM jeans ou a WIDE LEG, que são dois modelos com cara de anos 80/ 90: cintura alta e sem lavagem que voltaram e se consagraram como as queridinhas da vez e eu confesso que amo.


Um último exemplo que eu acho muito legal de dar aqui para vocês é um queridinho que inclusive eu tenho, já que sou fã da marca RayBan.

O modelo Clubmaster é um clássico incontestável que nasceu nos anos 50 e foi por décadas o preferido de intelectuais, seguidores de moda e que dependendo pode ser ou vintage (se você herdou a peça) ou retrô (se você comprou, assim como eu).




E como adorei falar disso, segue mais alguns exemplos:




E você, é do time Vintage ou Retrô?


Semana que vem volto com mais matéria.

Beijos

Maria Augusta Sant'Anna

@mariaaugustasant_anna

ALL RIGHTS RESERVED

© 2022 by HOOKS MAGAZINE INTERNATIONAL LTDA.  Revista Hooks