Framboesa de Ouro: os piores do ano


Todo o ano, no primeiro trimestre, acontece nos Estados Unidos a temporada de Premiações (Award Season). É nessa época que membros da indústria do entretenimento são aclamados pelo seu desempenho no ano que passou. Durante os primeiros meses podemos acompanhar premiações conhecidas no mundo todo como o Grammy, o Emmy, o Globo de Ouro e o Oscar, que normalmente encerra a temporada.

Porém, existe uma premiação não tão conhecida e um tanto quanto polêmica. Criado por John Wilson, publicitário que trabalha com marketing de cinema em Hollywood, o Framboesa de Ouro, premiação que “celebra” os piores do ano, começou como uma brincadeira entre amigos. John tinha o costume de organizar jantares para assistir ao Oscar e, em 1981, depois da cerimônia, ele decidiu distribuir uma lista para seus 36 convidados votarem nos piores filmes do ano. A noite foi um sucesso e a cada ano que passava o evento crescia. Eventualmente, John realizou cerimônias com tom de deboche em teatros de Los Angeles.

Apesar de ser uma premiação com ares de brincadeira, o Framboesa de Ouro divide opiniões principalmente porque os “ganhadores” são escolhidos por pessoas que não necessariamente entendem de cinema e porque os jurados não são obrigados a assistir aos filmes que concorrem ao prêmio. Mesmo assim tem gente que entra na brincadeira. Halle Berry ganhou o prêmio de pior atriz por Mulher Gato em 2005 e Sandra Bullock foi eleita pior atriz em 2010 por Maluca Paixão. Ambas compareceram à cerimônia.



Esse ano o Framboesa de Ouro vai acontecer dia 24 de Abril, um dia antes do Oscar. Entre os indicados estão o filme Polonês “365 Dias” e “Music”, ambos na categoria de pior filme, e Kristen Wiig ganhou uma indicação de pior atriz coadjuvante por Mulher-Maravilha 1984. A atriz Gleen Close, por sua vez, concorre ao Framboesa de Ouro e ao Oscar por seu desempenho como atriz coadjuvante no filme Era Uma Vez Um Sonho, se tornando a terceira pessoa na história a ser lembrada pelas duas premiações por um mesmo papel.

Veja abaixo a lista completa de indicados e faça duas apostas.

Pior Filme

“365 Dias”

“Absolute Proof”

“Dolittle”

“A Ilha da Fantasia”

“Music”

Pior Ator