top of page
HooksLogo.png
HooksMagazine.png
Hoshikuma Minami.png

Gabi Lopes: do Carnaval brasileiro para Hollywood

'STARS' COVER EDITION - GLOBAL ISSUE

Photographer and Creative Direction: Matheus Coutinho /  (All team credits at the end of the article)
Photographer and Creative Direction: Matheus Coutinho / (All team credits at the end of the article)

Ela começou aos oito anos em campanhas publicitárias e, ao longo de mais de duas décadas, construiu uma carreira multifacetada que atravessa televisão, cinema, streaming e negócios. Hoje, Gabi Lopes é capa da edição especial de Carnaval da revista STARS, celebrando sua trajetória que combina talento artístico, visão empreendedora e presença global.


“Eu sempre fui movida a desafios e percebi que estava vivendo uma zona de conforto. Foi aí que decidi desenvolver minha carreira internacional, algo que sempre desejei desde criança”, conta Gabi. Sua mudança para Los Angeles, fluência em inglês e espanhol, dupla nacionalidade e experiência com produções premiadas no Brasil a prepararam para o salto no mercado global.


Gabi Lopes: from Brazilian Carnival to Hollywood

Do sucesso em Malhação – Sonhos à atuação em séries como Sintonia e Samantha!, Gabi consolidou-se como uma atriz versátil. No cinema, participou de filmes aclamados como A Menina Que Matou os Pais e Moscow. Internacionalmente, foi premiada no FirstGlance Film Festival, em Los Angeles, e no Madras Film Festival, na Índia, e recentemente protagonizou o filme japonês Virtual Boyfriend, no qual também atuou como produtora.


“Entender todas as áreas de uma produção me fez crescer como atriz. Hoje, meu trabalho é mais completo porque compreendo o todo do audiovisual. Cinema é um lugar coletivo, e ser curiosa sobre diferentes assuntos me tornou única”, explica Gabi, reforçando como a experiência de produtora e empresária influencia suas escolhas artísticas.


Gabi Lopes: from Brazilian Carnival to Hollywood

O próximo passo da artista é estrear seu primeiro filme americano como protagonista. “Tudo que fiz até aqui foi um ensaio. Agora minha carreira internacional de fato começa. Me sinto completamente pronta e este projeto abrirá portas para outros trabalhos”, declara, lembrando que maturidade e experiência são diferenciais nesse momento.


Além da atuação, Gabi é empresária e investidora. Ela é sócia da Marilyn Films, da agência Talent Wave, da ONG Belong e de negócios de gastronomia e turismo. Gabi acredita que a visão empreendedora fortalece sua carreira artística. “Empreendedorismo é uma forma de viver. Ele me ajuda a enxergar minha carreira de maneira estratégica e única, unindo visão artística e estratégica”, afirma.


Gabi Lopes: from Brazilian Carnival to Hollywood

Para a capa, Gabi escolheu o Galpão da escola de samba Gaviões da Fiel, vestindo uma fantasia que celebra o Carnaval. “O Carnaval é o maior espetáculo do planeta terra e ele é brasileiro. Ele simboliza alegria, diversidade e energia alta, tudo que quero levar para o mundo”, afirma. Para Gabi, o Carnaval representa não só um marco da cultura nacional, mas também o início simbólico de sua jornada internacional.


Gabi Lopes: from Brazilian Carnival to Hollywood

Com mais de 23 anos de carreira, prêmios internacionais e negócios diversificados, Gabi Lopes prova que talento, coragem e visão estratégica podem transformar uma trajetória nacional em um fenômeno global, sempre com a energia e o carisma do Brasil como marca registrada.


Confira entrevista com Gabi Lopes:


1. Você começou na publicidade ainda criança e construiu uma trajetória sólida na televisão brasileira. Em que momento decidiu que era hora de transformar sua carreira em um projeto internacional?


Eu sempre fui movida a desafios e comecei a perceber que já estava vivendo uma zona de conforto, sempre as mesmas situações, o mesmo estilo de trabalho. Eu estava sentindo falta de alguma novidade, algo diferente, e foi quando decidi, de fato, desenvolver mais a minha carreira internacional, que sempre foi um desejo desde criança. Inclusive, sempre falei vários idiomas.
Eu nunca tive medo de me jogar para fora do Brasil e já morei em vários países. Já morei na Inglaterra, na África do Sul e na Austrália. Então, depois de 23 anos de carreira no Brasil, decidi que era hora de me desafiar e começar a construir algo externo. Eu me lembro que o filme no Japão me empoderou muito. Depois que fiz esse filme, percebi que realmente poderia trabalhar fora. Eu estou pronta! Me sinto pronta, consigo atuar em inglês e em outros idiomas.
Todos os prêmios que ganhei, tanto na Índia quanto em Los Angeles, foram com filmes nacionais, então a minha carreira sempre apontou para o exterior, mesmo trabalhando no Brasil. Acho que também é importante interpretar os sinais da vida e perceber para onde o destino nos leva.
Gabi Lopes: from Brazilian Carnival to Hollywood

2. Ao longo dos anos, você transitou entre TV aberta, streaming, cinema e também assumiu funções de produção. Como essa visão ampla do audiovisual influencia suas escolhas artísticas hoje?


Muitas pessoas costumam julgar, né? Elas falam: “Nossa, você faz de tudo, como consegue fazer tudo ao mesmo tempo?” Na verdade, eu exerço várias funções dentro do audiovisual, mas todas são muito complementares.
Quando comecei a produzir, isso abriu muito a minha cabeça como atriz, porque eu entrava numa produção e entendia o todo daquilo, a complexidade de cada projeto. Isso me fez aumentar o respeito pelo trabalho e a consciência sobre o meu papel no processo. Para mim, sempre foi muito importante essa experiência, e hoje, com essa visão ampla, sinto que não só minhas escolhas artísticas são influenciadas, como também meu processo de criação de personagens.
Hoje me sinto muito mais completa como atriz do que quando era criança, quando só entendia sobre atuação. Acho importante conhecer um pouco de tudo para compreender o seu papel no todo. Cinema é um espaço coletivo, complexo e versátil, onde trabalhamos em diferentes gêneros e exercemos funções variadas. Você pega um personagem, trabalha em uma profissão, e no dia seguinte pega outro personagem com outra profissão. Por isso, sempre digo que o território artístico é território de pessoas curiosas e interessadas, e o que faz uma pessoa interessante é justamente essa curiosidade por diferentes assuntos.
Posso dizer que sempre fui muito curiosa e interessada em diferentes áreas e sempre estudei muito. Lembro que me formei em um curso de piloto de barco e tirei a carteira junto com a Marinha. Todo mundo perguntou por que eu estava fazendo isso. Depois desse curso, aprendi a pilotar muito melhor a minha própria vida. Acho que essa complexidade e multiplicidade que desenvolvi sempre foi o que me tornou única.
Gabi Lopes: from Brazilian Carnival to Hollywood

3. Mudar para Los Angeles representa não apenas uma mudança geográfica, mas estratégica. Como foi o processo de preparação para entrar no mercado americano?


Me sinto muito sortuda por ter um empresário americano. Ele me direcionou durante todo esse primeiro ano em Los Angeles. Não cheguei sozinha, já cheguei com alguém me preparando e ajudando a entender o mercado.
Este primeiro ano foi muito importante. Comecei a fazer testes, palestrar e trabalhar com clientes e marcas americanas. Foi fundamental para compreender a cultura do país. Para mim, esse ano foi literalmente um período de adaptação, porque mudar para outro país não significa apenas um novo mercado de trabalho, mas também uma nova cultura.
Além disso, comecei a estudar no El en Pack, um conservatório de artes em Los Angeles. Fiz cursos de testes para filmes, TV e publicidade, e participei de um curso com o diretor de Pretty Little Liars, uma das maiores séries de jovens. Hoje saí do conservatório me sentindo completa, entendendo tanto a atuação quanto o business por trás de tudo.
Agora, depois dessa temporada no Brasil, do Carnaval e das festas de fim de ano, volto para Los Angeles para gravar meu primeiro filme americana. Estou sem dúvidas pronta, compreendendo a cultura, o mercado e com inglês muito mais fluido. Estou preparada para tudo que está por vir.
Gabi Lopes: from Brazilian Carnival to Hollywood

4. Além de atriz, você é empresária e investidora. De que forma o pensamento empreendedor fortalece sua posição como artista no cenário global?


Quando saí do programa O Aprendiz como vice-campeã, foi um momento importante para me reconhecer como empreendedora. Pessoas empreendedoras naturalmente têm uma mente visionária. Empreendedorismo não é só trabalho, é uma forma de viver.
Independentemente do que esteja fazendo, estou sempre com a visão empreendedora. Não consigo desligar isso, nem quero. A partir do momento em que me reconheci como empreendedora e desenvolvi minhas habilidades, comecei a enxergar minha carreira de forma diferente, única e muito mais estratégica.
Hoje, todas as minhas decisões são pautadas nessa visão. Acredito que isso contribuiu muito para a construção da minha carreira, principalmente no lado estratégico, e não apenas no artístico. Geralmente, pessoas com visão artística não têm visão empreendedora. Por isso, é ótimo conseguir unir esses dois lados, que se complementam.
Gabi Lopes: from Brazilian Carnival to Hollywood

5. Seus prêmios internacionais já sinalizavam esse movimento para fora do Brasil. O que significa estrear um filme americano como protagonista neste momento da sua carreira?


Sem dúvida, significa um grande marco na minha carreira: minha primeira protagonista em um longa-metragem internacional e também um divisor de águas. Tudo que fiz até aqui foi uma preparação, um ensaio, e agora a carreira no exterior vai de fato começar. Esse é um momento muito especial da minha vida e da minha trajetória ao longo de 23 anos.
Me sinto completamente pronta e tenho certeza de que este projeto abrirá portas para outros trabalhos. Já estou em negociação para novos filmes. Viver isso agora é além de um divisor de águas, também é o início do meu momento internacional. Estou muito feliz, realizada, vivendo tudo isso depois dos 30 anos, quando se tem mais maturidade.
Acho que seria diferente se isso estivesse acontecendo aos 23 anos, talvez eu não estivesse pronta ou não tivesse maturidade suficiente. Tudo acontece no tempo certo. Depois de 23 anos trabalhando muito no Brasil e construindo uma imagem sólida, estou pronta para voos ainda maiores, não só nos Estados Unidos, mas no mundo. Me sinto pronta para atuar em qualquer idioma, daqui até meus 95 anos, se Deus quiser. Minha maior inspiração é Fernanda Montenegro. Pretendo atuar como ela, por muitos anos, acompanhando o crescimento da carreira e do ser humano.
Gabi Lopes: from Brazilian Carnival to Hollywood

6. Você escolheu o Galpão da escola de samba Gaviões da Fiel como cenário da capa, vestindo Carnaval, que é uma das maiores expressões culturais do Brasil. O que o Carnaval representa na sua trajetória pessoal e de que forma essa identidade brasileira influencia a artista que você leva para o mundo?


Uma vez li uma frase que fez muito sentido: o Carnaval é o maior espetáculo do planeta terra e ele é brasileiro. Acho que é um espetáculo que transmite muito bem quem somos, nossa alegria, diversidade, carisma, simpatia, energia e vibração. Isso está muito ligado à nossa alma solar e carnavalesca.
Sabemos que o brasileiro tem um carisma diferenciado, e esse é o lado que quero levar para o mundo. Quando recebi o convite para fotografar uma revista internacional, não pensei em nada além de poder exportar o Brasil na sua mais alta vibração, que é o Carnaval.
O Carnaval sempre simbolizou minha trajetória pessoal. É o momento do ano em que fico mais feliz e empolgada, quando tudo é festa, mas também um marco de início. Sempre dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Tenho certeza de que minha carreira internacional vai começar de verdade agora. Esse momento marca tanto o início do ano no Brasil quanto meu início no território internacional. Por isso quis juntar as duas coisas.
Gabi Lopes: from Brazilian Carnival to Hollywood

CRÉDITOS EQUIPE:

⁠⁠Gabi Lopes - Modelo e Produção Executiva - @gabilopess

•⁠ ⁠⁠Matheus Coutinho - Fotógrafo e Direção Criativa - @matheuscoutinho

•⁠ ⁠Allison Valentim - Fotógrafo de Making Of - @allisonvalentim

•⁠ ⁠Rodrigo Pinheiro - Set Designer - @_ pinheirorodrigo_

•⁠ ⁠Brenda Fernandes - Assistente de Produção - @brendafernandees

•⁠ ⁠Pedro Kioto - Filmmaker - @kiotoriu

•⁠ ⁠Ronaldo Júnior - Assistente Geral - @juniorpety01

•⁠ ⁠⁠Hair Stylist - João Lom - @joaolom

•⁠ ⁠⁠Makeup Artist - Victor Hugo - @beautybyvictorh

•⁠ ⁠⁠Diogo Carvalho - Assistente de beleza - @diogocarvalhomakeup

•⁠ ⁠⁠Leticia Sampaio - Stylist - @lesampaioo

•⁠ ⁠⁠Heloísa Puca - Assistente de Stylist - @helopuca

•⁠ ⁠⁠Rafa Carneiro - Design de Looks - @rafacarneiro

•⁠ ⁠⁠Fabiana Arruda - Assessoria de Imprensa - @fabiarrudaup_

•⁠ ⁠⁠Victor Santos - Produtor de Locação - @o_victtao

•⁠ ⁠⁠Agradecimentos especiais: @gavioesoficial

Compre sua revista impressa da edição STARS com Gabi Lopes pelo link abaixo. Envio global pela gráfica internacional MagCloud.

* Revista inteira em inglês.


bottom of page