Open site navigation

Kelly Key and Family

Kelly Key and Family

  • BM

Igor Azevedo transforma fotografia em experiência inovadora

Com inovação na hora de apresentar projetos, álbuns tecnológicos e personalidade, fotógrafo quebra paradigmas no serviço fotográfico para debutantes


Foto Divulgação

Da analógica à era digital, fato é que a fotografia passou por inúmeras transformações nos últimos 20 anos — desafios que quem trabalha com esse ramo precisa vencer com inovação. No caso do gaúcho Igor Azevedo, a aposta foi tornar-se aliado daquela que parecia o seu maior desafio: a tecnologia.
De acordo com o fotógrafo, se a era das selfies e dos smartphones com câmeras de alta performance passa a sensação de que todo mundo pode produzir fotos incríveis, a inovação dos profissionais da área mostra que antes de um registro, a fotografia é uma arte. “No meu trabalho eu aposto na personalização e na criação de um experiência para o cliente que contrata o serviço. Meu maior público são as debutantes de 15 anos, trabalho no qual eu construí um legado de entregar não apenas um ensaio, mas uma joia de família. Alinhado a isso, trago as inovações da tecnologia para dentro do meu trabalho, elevando a fotografia a uma experiência artística e de vida”, define.
A exemplo disso, o fotógrafo foi o primeiro do país a usar o álbum tecnológico, que possui o diferencial de unir foto e vídeo em um material físico. “Logo quando o cliente abre o material, ele encontra uma chapa de led que liga como se fosse um tablet ou aparelho similar. Nele, nós montamos um making off do ensaio, dirigido por mim, o que leva a debutante de volta ao momento”, explica.
Além do álbum, a caixa na qual é entregue o vídeo, tem revestimento em suede, com o brasão do estúdio, além de um pendrive de cristal personalizado. “O diferencial desse meu projeto, O poder da Foto XV, é que eu convido com as minhas debutantes, é uma experiências juntas. Atualmente eu reúno as debutantes em um evento fechado para comemorar esse ciclo, já que todas passam por momentos parecidos. Para a próxima reunião, minha ideia é fechar uma sessão de cinema para o grupo, tudo isso trabalhando a exclusividade do meu trabalho, tornando ele objeto de desejo”, comenta.


Cada história é única

Além de criar uma atmosfera de exclusividade, Igor Azevedo aposta na criação de um storytelling para as debutantes, que vão desde a escolha do tema do ensaio, até os mínimos detalhes, como as joias que são usadas. “Existem ensaios em que a debutante chega a desembolsar quase o valor de uma festa, e na pandemia a experiência do ensaio foi o que aliviou a frustração das meninas que não puderam festejar com os amigos. Por isso, no Poder da Foto XV nós temos toda a produção do stylist, de levar a joalheria, de pensar com cuidado na locação, dentre outros aspectos”, diz Igor.
No currículo de trabalhos marcantes, Igor possui a marca de ser o criador do álbum de esmeraldas, avaliado em mais de R$200 mil e que leva esmeraldas na capa. “Ele foi pensado para uma família que eu atendi, que é do ramo de mineração de esmeraldas. Quando nos reunimos com eles, eu tive a ideia de criar um álbum conceito, onde nós trouxemos a pedra de esmeralda para a capa desse álbum. Eu sempre falei que não entrego álbuns fotográficos e sim joias de família, porque cada história é única e tem um valor. Esse trabalho foi apenas a consolidação da minha filosofia de trabalho”, diz.

ALL RIGHTS RESERVED

© 2022 by HOOKS MAGAZINE INTERNATIONAL LTDA.  Revista Hooks