top of page
  • Foto do escritorBM

Na era da internet, festa de 15 anos tem desafio de mostrar a menina moderna, destaca Igor Azevedo

O fotógrafo Igor Azevedo, à frente do projeto Poder da Foto XV, viaja o país registrando esse rito de passagem e conta como a festa ganhou novos formatos e significados, em especial a geração Z


Populares, as festas de 15 anos já viveram seu auge, entretanto com o advento das redes sociais e das mudanças sociais, a cerimônia foi perdendo seu valor simbólico — realidade que pais e profissionais vem mudando através de projetos e ressignificação da comemoração. De acordo com o fotógrafo idealizador do projeto O poder da Foto XV, a maior mudança na festa é com relação a menina, que vem com uma configuração social diferente da que existia antigamente.

Para o fotógrafo Igor Azevedo a mudança no simbolismo da festa de 15 anos é um acompanhamento natural da evolução social acerca do papel da mulher e suas aspirações sociais. “Se antes essa comemoração visava apresentar a meninar a sociedade para possíveis casamentos, hoje o evento marca a transformação de uma menina que tem um infinito de possibilidades como futuro. Antes a festa de 15 anos era o primeiro evento do qual a menina participaria, já hoje lidamos com uma menina que não está mais protegida do mundo, ela já possui uma vida social, sonhos e projetos, é uma menina que se tornará uma mulher com proposições sociais maiores que apenas o papel do lar”, diz.

Das mudanças sutis, como o fato das meninas não optarem mais pelo vestido branco — que representava, na festa, a pureza da menina —, até as temáticas de releituras dos clássicos da Disney, colocando as princesas/debutantes como as protagonista da própria vida, existe uma ressignificação do rito de passagem. “Apesar dessa mudança, ainda é um marco na vida de quem debuta, porque é um momento de transformação, intelectual, de mente, elas estão descobrindo um mundo de possibilidades e isso merece ser eternizado em uma festa”, garante o fotógrafo que viaja o país registrando o evento.

Na era da tecnologia da informação rápida, as festas de debutante ganham uma nova roupagem, são modernas. “As meninas mudaram e a festa mudou. As meninas de hoje tem mais acesso à informação. As meninas não tinham um instagram que atualiza de de meio em meio segundo ou um TikTok que viraliza conteúdos de forma rápida. Há um tempo atrás não se transmitia uma festa ao vivo, a pessoa tinha que ser muito importante para a festa ser transmitida e divulgada, o que muda até mesmo a forma como a festa é comemorada. As festas são muito mais grandiosas, com direito a vestidos de grandes estilistas e buffets caros, uma pauta para a rede social”, define.


Trabalho especializado


Como especialização neste trabalho, Igor Azevedo idealizou O Poder da Foto XV, uma experiência rica e exclusiva na vida de meninas e debutantes do Brasil e do mundo, que possui foco em registrar esse marco na vida das adolescentes: os 15 anos. As comemorações variam em preço e tamanho, mas no trabalho do fotógrafo Igor Azevedo, cada comemoração vira um marco eternizado em cliques. “Apesar de muitas festas terem ganhado mídia pela sofisticação, eu atendo desde a festa mais simples, até a mais cara. O foco aqui é a menina, e cada uma tem seu momento e personalidade”, garante.

Não surpreendentemente, o trabalho do fotógrafo tem como foco a personalização. “Eu entendo a família que estou atendendo e construo o trabalho baseado em cada contexto familiar. Meu legado é entregar não apenas um ensaio, mas uma joia de família”, explica o profissional, que entrega às debutantes uma verdadeira experiência através de um ensaio.


bottom of page