top of page

Sammy fala a respeito da importância da educação parental e respeitosa em exclusiva para Hooks!


Créditos:

Foto: Jonathan Tainã (@iamjapat)

Designer capa: @mathlopes

Direção geral: @directorhooks


Sammy é natural de São Bernardo do Campo e atualmente vive na capital de São Paulo. Educadora parental, mentora, palestrante e influencer, compartilha ensinamentos e experiências diárias com seu filho Jake, de 3 anos. Atualmente, possui mais de 4,6 milhões de seguidores no TikTok e 4,3 milhões no Instagram!

Sammy preza pela educação respeitosa, todos sabemos da importância da educação parental, mas de fato, como ela impacta no desenvolvimento da criança?




A educação parental é um processo importante na formação das crianças e adolescentes. Ela se refere ao papel desempenhado pelos pais na transmissão de valores, habilidades e conhecimentos aos seus filhos. Embora o papel dos pais na educação dos filhos tenha sido historicamente associado à figura materna, a paternidade também desempenha um papel fundamental na formação dos filhos. A educação parental também inclui a transmissão de valores éticos e morais. Os pais têm a responsabilidade de ensinar aos filhos o respeito pelos outros, a honestidade, a responsabilidade, a empatia e a solidariedade. Esses valores são fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e engajados com a sociedade.

Além disso, a educação parental também envolve o incentivo à educação formal. Os pais devem estimular o interesse dos filhos pelo conhecimento, incentivando-os a frequentar a escola e a buscar oportunidades de aprendizado. Eles também podem desempenhar um papel importante na escolha da carreira dos filhos, oferecendo-lhes orientação e suporte em relação às suas escolhas profissionais.

Em resumo, a educação parental é um processo fundamental na formação dos filhos, ajudando-os a se tornarem pessoas responsáveis, éticas, solidárias e conscientes. Os pais desempenham um papel crucial nesse processo, oferecendo apoio, orientação e amor aos filhos ao longo de toda a sua jornada de vida.

Sammy presta serviço como mentora anual para famílias muito discretas da alta sociedade, abrindo apenas 5 vagas por ano, que só são acessíveis por indicação, pois ela acompanha de perto os pais e a educação da criança e participa ativamente da relação adulto/criança.

"É um trabalho bem personalizado e dinâmico", afirma ela.

Não é à toa que seu filho Jake é um prodígio e, com apenas 3 anos, fala 3 idiomas, faz contas matemáticas, sabe nomes e características dos planetas do sistema solar e começou a ler pequenas palavras recentemente.

Jake é comunicativo e mostra liderança, ajudando crianças a fazerem suas tarefas, a se manterem calmas e a serem persistentes ao não desistirem de seus objetivos e atividades, mostrando assim o diferencial de seu trabalho no desenvolvimento e crescimento através de seu filho!




Tivemos a oportunidade de entrevistar essa mulher incrível que tem tanto a contribuir para o futuro de nossas crianças! Vem conosco!


1- Você é educadora parental, mentora, palestrante e influenciadora, inclusive faz mentoria anual com famílias muito discretas da alta sociedade, abrindo pouquíssimas vagas por mês, e somente com indicação. Qual foi sua motivação para trabalhar na área?

• Sempre fui apaixonada em estudar e entender o comportamento humano, sua mente e como tudo que vivemos durante a nossa vida influencia nossas decisões e a forma que lidamos com tudo, mas sempre tive uma paixão especial por crianças. Me aprofundando cada vez mais na educação e como fazer diferente das gerações anteriores, fiquei muito boa em ajudar adultos a identificar e ressignificar, consciente e inconscientemente, tudo que passaram e adquiriram, às vezes sem nem perceber, durante a infância. E principalmente a treiná-los a fazer diferente com suas crianças. Alguns podem chamar de vida, eu chamo de Deus, Ele me colocou nos lugares certos, com as pessoas certas, e os meus conselhos viraram um trabalho, onde conhecidos pediram meu acompanhamento e mentoria.


2- O Jake é, sem dúvida, uma criança prodígio! Com apenas 3 anos, fala 3 idiomas, faz contas matemáticas, sabe nomes e características dos planetas do sistema solar e começou a ler pequenas palavras recentemente. Você pratica com ele a educação respeitosa de maneira exemplar! Como você faz para estar sempre atenta a essa forma de aprendizagem? Você nunca perde a calma e age de maneira que você julgaria "incorreta"?


Precisamos saber quais são nossos pontos fortes e os fracos. Quando entendi que, para respeitar o meu filho, eu precisava me respeitar, tudo ficou mais fácil. Estou sempre estudando sobre o assunto. Primeiro identifiquei meus pontos fracos, assim pude trabalhá-los, depois potencializei os meus pontos fortes. Tudo isso é um trabalho constante, uma mistura de emoções, lágrimas, insights, auto domínio, mas principalmente, vontade. O simples "querer" é PERFEITO! Eu só preciso disso. Dentro desse estilo de vida, tem erro, tem choro, tem altos e também tem baixos, e está tudo bem, porque você quer e está determinado a passar por isso. A Educação Respeitosa é incrível exatamente por nunca ter um fim, eu sempre estou aprendendo, caindo, levantando...
Pense que: Nós adultos, depois de anos, andando todos os dias, às vezes tropeçamos no próprio pé (risos).
Acontece que assim como andar, não precisamos chegar na perfeição para ter aproveitado a jornada da melhor maneira que poderíamos ter feito.



3- Como você lida com as pressões de ser mãe e profissional? E qual foi o maior desafio que enfrentou como mãe do Jake? O que fez para se manter firme até superá-lo?

Eu choro (risos), é engraçado, mas é verdade. Fomos ensinados que precisamos ser fortes a ponto de não chorar, não sentir, aguentar. Mas não precisamos! Se você quebra o braço, por que fingiria que não está doendo?
Você pode e deve se expressar. Isso mostra pra sua mente que você não está ignorando você mesmo. Te ajuda a recomeçar. Jake teve uma fase que chamamos de "terrible two". Ser uma figura pública e ter o filho se jogando no chão do mercado me fez aprender muitas coisas. Primeiro: não reproduzir o que minha mãe faria segundo: não me importar com o que vai pensar e terceiro: nem sempre é hora de ensinar, às vezes precisamos apenas acolher uma explosão de cortisol repentina e desregulada que seu filho não faz ideia do que é e como pará-la.

4- Que conselho você daria para as futuras mamães e papais de primeira viagem sobre a educação respeitosa?

O que gostaria que sua mãe tivesse feito nessa situação?

5- Como você descreveria sua experiência de criar Jake até agora?

Desafiadoras, amáveis e verdadeiras. Desafiadoras pois a criança não é uma tela em branco pra vc pintar (eu pensava isso antes de ter filho) e sim uma tela com todas as cores e tons que existem, dançando entre si em uma organizada catástrofe. Amáveis porque dei o máximo de mim.
E verdadeiras por eu ter ouvido o que Deus tem para nós e não aceito menos que isso.

6- Quais são as principais lições que você ensina ao Jake? E como você lida com o fato de não colocar suas expectativas pessoais sobre a criação dele? Afinal cada criança possui personalidade única! Como você age para não influenciar nessa questão?


Autodomínio: nossas emoções não definem quem somos, e sim o que fazemos diante delas.
Honestidade: saber reconhecer quando acerta e quando erra.
Comunicação: expressar seus sentimentos e impor limites.
Perseverança e objetivos bem definidos: saber exatamente o que vai fazer, e ir até o fim.
Na verdade nós influenciamos sem nem perceber, eles aprendem com o que veem. Seja uma boa pessoa, e você criará um adulto bem sucedido. Eu tenho 24 anos, espírito jovem e brincalhona, isso me ajuda a entender que somos singulares e precisamos brincar para estimular a criatividade e desenvolver a personalidade.

7- E por último mas não menos importante: qual é a sua voz? O que você gostaria de gritar para o mundo se tivesse oportunidade?


Deus está levantando um exército, e vamos alcançar as novas gerações. Saúde mental, auto estima e sabedoria emocional vão ser, pela primeira vez na história, uma prioridade para todos os pais e seus filhos. Para poderem prosperar e serem bem sucedidos. Criando um Futuro Extraordinário!



bottom of page